A Ludoterapia, a técnica mais comum de Terapia Infantil, é baseada no fato de que o jogo é o meio natural de auto-expressão da criança.
É uma oportunidade dada a ela de libertar os seus sentimentos e problemas através do brinquedo. O jogo é uma atividade livre, alegre, agradável e divertida, através da qual a criança manifesta a sua necessidade de movimento-ação.
Na verdade enquanto a criança brinca e joga, ela também representa. Dentre todas as atividades de uma criança destaca-se a atividade lúdica, pois o que ela quer é jogar, desempenhar, criar uma realidade própria no seu mundo do "como se fosse".
Notamos a alegria que as crianças sentem quando jogam, e demonstram um prazer natural e espontâneo. O jogo permite-lhes ir a um mundo não real, o mundo da imaginação.
A criança em sua brincadeira de "faz de conta" alcança pleno domínio da situação, e convivendo com a fantasia e a realidade, é capaz de passar de uma para outra, criando a possibilidade de elaboração de anseios e fantasias. Pelo jogo ela desenvolve as potencialidades de seu ser, assimila-as, une-as e as combina. Para ela o jogo é uma atividade séria, onde o "faz de conta", as estruturas ilusórias, têm importância fundamental.
A atividade lúdica inicia-se por volta dos quatro meses, quando a criança começa a tentar controlar seus movimentos, pegar objetos, tocar e coloca-os na boca, esconder-se, brincando com seu próprio corpo, com os sons que ela própria emite, e em cada etapa de seu desenvolvimento, encontra novos brinquedos e jogos que vêm de encontro às suas necessidades mais imediatas. A partir dos dez, doze anos, diminui o interesse de brincar com brinquedos, quando surgem os agrupamentos de meninos e meninas, desenvolvendo-se os jogos do grupo organizado que são voltados para outros interesses relacionados, por exemplo,
com aprendizagem sexual.
Existem vários tipos de jogos como pesquisa de ritmo, de espaço, de aquecimento, para pesquisar a dinâmica grupal para favorecer o aparecimento ou o manejo de situações agressivas, de relaxamento, de sensibilização e de fantasia.
Para alguns terapeutas, a ludoterapia pode ser descrita como uma oportunidade que se oferece à criança para se conhecer e crescer sob melhores condições. É um método de "ajudar as crianças a se ajudarem". Brincando ela pode expandir seus sentimentos acumulados de tensão, frustração, insegurança, agressividade, medos e confusão.
Assim, libertando-se destes sentimentos através do brinquedo, do jogo, a criança se conscientiza deles, esclarece-os, enfrenta-os, e aprende a controla-los. Ao atingir certa estabilidade emocional, percebe sua capacidade para se realizar como um indivíduo, pensar por si, tomar suas próprias decisões, amadurecer e desenvolver suas potencialidades de forma plena.
Ludoterapia - A Terapia Infantil



